You are here

Robótica em Flandres

Como os principais propulsores do comércio no futuro, os robôs estão mudando a maneira como trabalhamos. Precisos e ideais para tarefas perigosas, os robôs aumentam a produtividade, reduzem os custos e permitem o uso otimizado de recursos. Como resultado, espera-se que o setor cresça mais rápido que o resto da economia à medida que os robôs participam cada vez mais em nossas vidas.
 

Flandres lidera o desenvolvimento, produção e integração de tecnologias robóticas em um grande número de setores, incluindo saúde, microelectrônica, automotivo, agriculturatecnologia médica e muito mais.

Flandres abriga os principais propulsores da robótica

As tecnologias robóticas são viabilizadas por várias outras atividades – todas elas podem ser encontradas bem aqui em Flandres. Saiba mais sobre outros setores relacionados à tecnologia que são propulsores da robótica na região:

Alta densidade de robôs em Flandres e Bélgica

Benefícios de um ecossistema rico para inovação em robótica

Pronto para permitir que sua iniciativa de robótica cresça? Flandres tem todos os recursos de que você precisa – universidades, mão de obra altamente especializada, centros de conhecimento, atores do setor, infraestrutura avançada – para sucesso em qualquer área da robótica. E ainda tem mais. Com frequência, as empresas inovadoras em robótica em Flandres fazem parceria com instituições acadêmicas para co-criar tecnologias baseadas em solução e especulativas.

Inovação robótica em ação: o robô colaborativo "Walt" ajuda a construir veículos
Um projeto do imec denominado ClaXon, que investigou novas maneiras pelas quais as pessoas podem exercer a colaboração com o uso de robôs industriais, resultou no Walt – um robô colaborativo, interativo e de aprendizagem da Audi em sua instalação de Bruxelas. Ao contrário de outros robôs industriais, os robôs colaborativos não estão afastados das pessoas para evitar acidentes, mas trabalham ao lado e com elas, aumentando a precisão. Os trabalhadores se comunicam com o Walt usando gestos, e o Walt pode até mesmo aprender tarefas novas e complexas por meio de demonstração.

Inovação robótica em ação: o robô colaborativo "Walt" ajuda a construir veículos

Uma força de trabalho motivada e capacitada

Você sabia que, na Bélgica e na região de Flandres, está a  4ª força de trabalho mais produtiva por hora trabalhada do mundo? Como se não bastasse, os custos salariais são significativamente inferiores aos de outras nações ocidentais, e os custos trabalhistas são altamente estáveis. O excelente sistema educacional de Flandres proporciona aos funcionários as competências de que precisam para competir a nível global no desenvolvimento e aplicação da robótica.

ORSI Academy

ORSI Academy: robótica para cirurgias em Flandres Oriental
Buscando novas e inovadoras formas de tornar a cirurgia minimamente invasiva, a ORSI Academy de Melle, Flandres Oriental oferece uma instalação de ponta e todas as ferramentas que os médicos precisam para  dominar novas técnicas cirúrgicas usando robôs e tecnologias assistivas. O instituto tem parcerias com as principais universidades de Flandres e colabora estreitamente com líderes da indústria e hospitais especializados. A ORSI Academy oferece programas flexíveis de incubação para empresas, médicos e até mesmo estudantes para o desenvolvimento de tecnologias cirúrgicas minimamente invasivas.

Todos os talentos digitais à mão

Aproveite a experiência robótica de alta qualidade e os currículos acadêmicos oferecidos por cada uma das 5 universidades de Flandres. Elas oferecem títulos de bacharel e mestre mundialmente reconhecidos nos principais campos da robótica, como engenharia, ciência da computação, ciência de dados, medicina e muito mais

Acesso ao financiamento inteligente

Empresas com atividades estabelecidas ou gerenciadas em Flandres podem obter benefícios de:

  • várias concessões e subsídios governamentais para investimentos em transformação, atividades ecológicas, P&D e crescimento;
  • incentivos fiscais exclusivos para vários tipos de atividades comerciais e investimentos;
  • um conjunto de subsídios ao emprego para, posteriormente, reduzir os custos salariais, bem como vantagens fiscais de remuneração
  • várias opções de financiamento para ajudá-lo a alavancar seus negócios.

Onde o financiamento inteligente encontra pessoas inteligentes: pesquisa estratégica em mecatrônica pela MIRAD
Com um orçamento de quase € 3 milhões, este projeto de pesquisa de quatro anos é financiado pela Flanders Innovation and Entrepreneurship (VLAIO) e foi iniciado em 2013. O objetivo? Promover avanços para a base de conhecimento em robótica em termos de dispositivos robóticos assistivos, por exemploórteses, próteses e outros equipamentos, como exoesqueletos, para aplicações industriais e de saúde. No final do projeto, os pesquisadores visam à valorização de soluções reais aplicáveis aos atuais segmentos de mercado, desde saúde, esportes e aeroespacial até entretenimento.

Incentivos para P&D

Flandres oferece incentivos que são relevantes para áreas que se dedicam intensamente à pesquisa, como a robótica. Os exemplos incluem:

  • dedução sobre os investimentos em P&D – 13,5% do valor de aquisição/ativo qualificado ou 20,5% do valor depreciado;
  • isenção do pagamento de 80% – da retenção na fonte dos rendimentos pessoais dos pesquisadores em determinados campos científicos;
  • dedução sobre a renda gerada pela inovação – até 85% dos lucros líquidos da empresa derivados da inovação são isentos de impostos.

Incentivos fiscais para empresas estrangeiras com atividades em P&D

Você sabia que ...

  • … Flandres – com apenas 13.500 km² – representa 8% do volume de negócios global na fabricação aditiva, uma aplicação-chave da robótica?
  • … O assistente robótico e a recepcionista Pepper foram desenvolvidos em Flandres pela empresa especializada em robótica Zora Bots?
  • … Os economistas preveem que o setor de robótica cresça 10% ao ano nos próximos 10 anos – quatro vezes mais rápido do que a economia mundial? (Boston Consulting Group)