You are here

Ecossistema de robótica de Flandres

Flandres se destaca nesse cenário como líder em robótica, e não é apenas pelos pontos fortes de seus setores de fabricação e industriais inovadores, nos quais se destacam a automação, flexibilidade de produção e personalização. Contando com grande apoio e capacitação oferecidos pelo governo, a região também abriga uma grande rede de empreitadas acadêmicas e privadas. Não importa qual seja o seu setor, você certamente encontrará a família perfeita de facilitadores de robótica em Flandres.

Centros de pesquisa estratégica

imec

Imec, o centro de pesquisa estratégica de Flandres para tecnologia digital e nanotecnologia, é dedicado à inovação em um grande número de setores relevantes à robótica, como tecnologia sem fio, nanoeletrônica, IoT e muito mais. Ele apoia o empreendedorismo ao oferecer treinamento, financiamento instalações de ponta e oportunidades de ampliação das redes de contato em relação a:

  • comunicação sem fio e desenvolvimento de rede;
  • desenvolvimento e dimensionamento de CMOS;
  • a Internet das Coisas;
  • processamento e criptografia de dados;
  • e muito mais.

Flanders Make

Flanders Make é o centro de pesquisa estratégica da região, voltado à inovação nos setores manufatureiro e industrial. Estreitamente associado às 5 universidades de Flandres, Flanders Make envida esforços para viabilizar o advento dos sistemas inteligentes, concentrando suas pesquisas em:

  • sistemas de movimentação limpos e com uso eficiente de energia;
  • sistemas de monitoramento inteligentes;
  • sistemas robóticos e de produção ágeis e centrados no ser humano;
  • e muito mais.

Inovação tecnológica e incubadoras de robótica

Há uma série de incubadoras responsáveis por ajudar empresas com relevância robótica ativas em diversas áreas de negócios a prosperar em Flandres, oferecendo a elas espaço para escritório acessível, serviços administrativos e até mesmo ferramentas de desenvolvimento:

  • Orsi Academy (Melle) – conhecida por seus treinamentos e instalações mundialmente reconhecidos e dedicados a cirurgias minimamente invasivas, a Orsi também oferece suporte para qualquer organização ou indivíduo que contribua para novos desenvolvimentos nessa área .
  • iCubes & Startup Garage (Ghent) – oferece espaço em escritório e infraestrutura de TIC pronta para uso a startups que atuam nas áreas de TIC.
  • Corda (Hasselt) – espaço, eventos, oficinas, este extenso campus tecnológico promove relacionamentos frutíferos e compartilhamento de conhecimento entre empresas de tecnologia.
  • Startit@KBC – oferece espaço de trabalho, treinamento e consultoria relacionada a crescimento sustentável para empresários nas áreas de TIC.
  • Flanders Smart Hub – uma rede de agrupamentos (clusters) tecnológicos que oferece incubação para startups e empresas estabelecidas em muitos campos das tecnologias digitais.
  • Darwin Incubator – proporciona espaço em escritório, infraestrutura de laboratório e experiência para empresários, oferecendo soluções inovadoras em sistemas de informação, ciências tecnológicas e muito mais.
  • StartupVillage – Com o StartupVillage, Antuérpia oferece espaço em escritório acessível para startups inovadoras. Fica no centro da cidade, próximo às principais incubadoras de Antuérpia e outras iniciativas de startup. Além do Centro de Inovações BlueHealth e uma base do centro de pesquisas do imec para nanotecnologia e tecnologia digital, o StartupVillage também abriga a CoFoundry – uma incubadora do Cronos Groups que ajuda startups com um produto minimamente viável a encontrar financiamento para seu crescimento. E tem mais, o acelerador Netwerk Ondernemen oferece a redes de empresas promissoras em crescimento oportunidades e acesso a conhecimentos específicos por meio de sua extensa rede de líderes corporativos.

Grupos de pesquisa

Flandres é um ponto focal de grupos de pesquisa e centros de conhecimento voltados a transporte inteligente, energia alternativa, tecnologias de rede e inovação em TIC. Apresentamos aqui vários desses grupos:

  • XiaK (UGent) – concentrado em software industrial, hidráulica, controle de movimento, acionadores elétricos, entre outras áreas, este grupo de pesquisas explora os fatores fundamentais da robótica na indústria.
  • Reservoir Lab (UGent) – cria algoritmos de hardware e controle para robôs e investiga o aprendizado de máquina em inúmeros campos.
  • PMA Robotics (KU Leuven) – este grupo de pesquisa de engenharia investiga diversos aspectos da produção, maquinário e automação.
  • BruBotics (VUB) – uma iniciativa conjunta de 8 grupos de pesquisa na VUB, o Centro de Pesquisas em Robótica Humana de Bruxelas tem uma missão clara: melhorar a qualidade de vida por meio da robótica humana. Com esse objetivo, a BruBotics abriga especialistas em engenharia e ciências biológicas, sociais e da computação, trabalhando em estreita colaboração com os parceiros do setor.
  • R&MM (VUB) – abreviação para Robotics & Multibody Mechanics (robótica e mecânica multicorpo), este grupo de pesquisa é parte da faculdade de engenharia da VUB. Sua pesquisa tem foco na interação física e cognitiva entre humanos e robôs, e se concentra em aplicações como exoesqueletos, próteses, atuadores e cobots (robôs colaborativos), sociais, para autocura e robôs humanoides.
  • AI Lab-COMO (VUB) – parte do VUB, o Artificial Intelligence Lab – Computer Modeling (COMO ou laboratório de inteligência artificial com modelagem por computador) estuda o uso da inteligência artificial em aplicações muito variadas, como aprendizado de máquina, sistemas de autoaprendizagem e de recomendação, reforço e aprofundamento em aprendizagem, algoritmos genéticos, redes neurais, sistemas multiagentes, bioinformática e muito mais.
  • imec-SMIT (VUB) – associado ao imec e à VUB, o centro de pesquisas SMIT é dedicado a estudos sobre mídia, inovação e tecnologia. Sua especialização vai de interação humano-robô, design participativo e cocriação até o estudo da experiência e aceitação do usuário, e análise de negócios e políticas.
  • INDI (VUB) – abreviação para Industrial Engineers (engenheiros industriais), o grupo de pesquisa INDI desenvolve soluções pragmáticas para implantar robôs em ambientes como construção e agricultura, onde o uso da robótica é tradicionalmente baixo.
  • RERE-NEURO (VUB) – o nome deste grupo de pesquisa da VUB significa pesquisa de reabilitação, reabilitação neurológica e psicologia da reabilitação. Ele investiga a eficácia dos robôs de reabilitação e da assistência robótica para pacientes com problemas neurológicos, bem como os aspectos psicológicos ligados ao uso de sistemas robóticos nesse ambiente.

Principais organizações

Estes grupos, coligações e organizações ajudam a promover inovações promissoras e a incentivar o compartilhamento de conhecimento nas áreas de TIC, tecnologia e engenharia, muitas das quais aplicáveis à robótica:

  • VLAIO – a Flanders Innovation & Entrepreneurship oferece serviços de financiamento, consultoria, suporte e rede para empresas de tecnologia inovadoras.
  • Sirris – um grupo de pesquisa, controlador e incubador de rede que cobre vários campos de TIC, o Sirris explora os aplicativos de novas soluções de rede para viabilizar aplicações para cidades inteligentes, transportes inteligentes e IoT.
  • Agoria – um grupo de suporte e pesquisa concentrado na inovação, que oferece serviço de desenvolvimento em negócios a empresários que atuam em vários campos tecnológicos.
  • OMC – o Open Manufacturing Campus (campus de fabricação aberto) apoia a inovação em engenharia e fabricação.