You are here

A Internet das Coisas em Flandres

Um dos inventores da internet nasceu em Flandres. Dessa forma, há certa lógica no fato de a Internet das Coisas ser uma especialidade nossa.
 

Muitas evoluções digitais de ponta estão entrelaçadas com um sistema subjacente: A Internet das Coisas. De smartphones a carros, de máquinas industriais a pessoas: são infinitas as possibilidades geradas pela nossa capacidade de conectar quase qualquer coisa e qualquer pessoa à internet. Saiba como sua empresa pode se beneficiar das muitas iniciativas de IoT lançadas em Flandres.

Componentes básicos de IoT em Flandres

A Internet das Coisas está indissociavelmente ligada a outras áreas da sociedade digital, como grandes volumes de dados, cidades inteligentes e aplicativos móveis. Em Flandres, é possível encontrar várias iniciativas de institutos de pesquisa, especialistas, fabricantes e governamentais que estão dispostas s apoiar seus negócios digitais. Abaixo, destacamos vários projetos, centros e cursos significativos, mas o convidamos a saber mais sobre todos eles, explorando os componentes básicos da sociedade digital a seguir, que estão estabelecidos aqui na região:

Os centros de pesquisa estratégica impulsionam seu negócio de IoT

Flandres abriga vários centros de pesquisa estratégica que se concentram intensamente na Internet das Coisas. Saiba como sua empresa pode se beneficiar de uma parceria com essas instituições.

VITO: tecnologia para um futuro mais promissor

Como uma importante organização de pesquisa e tecnologia, a VITO se concentra no desenvolvimento sustentável e de tecnologia limpa. A VITO acredita que a IoT pode ser um elemento-chave para resolver esses problemas. Ela investe em vários projetos que analisam o efeito propulsor que a Internet das Coisas pode ter na sociedade.

LH2ORA: a medição inteligente para consumo de água durável

Uma das iniciativas mais destacadas de IoT da VITO é o projeto LH2ORA. Junto com o Vlakwa (centro de conhecimento sobre a água de Flandres), o ETRO (Departamento de Eletrônica e Informática da VUB), a empresa de fornecimento de água De Watergroep, o provedor de IoT Actilit Benelux e a startup Snaptronic, a VITO está testando o impacto da comunicação de dados entre medidores inteligentes e sensores de qualidade da água em aplicações industriais e residenciais.
Saiba mais sobre o projeto LH2ORA (somente em inglês).

imec: IoT é a chave para um mundo melhor

O imec, renomado centro de P&D em nanoeletrônica, dedica grande parte de suas pesquisas à Internet das Coisas. O centro de pesquisas usa seus conhecimentos em vários campos da nanoeletrônica para promover uma IoT que não apenas realiza conexões, mas que interage e aprende com os seres humanos para torná-los mais saudáveis, felizes e eficazes em um mundo seguro e sustentável. O instituto desempenhou um importante papel no desenvolvimento de MEMS para fontes de energia e tecnologia sem fio de baixa potência, por exemplo.

MOSAIC: toda a tecnologia necessária ao seu alcance

MOSAIC (MOdeling of Systems And Internet Communication, modelagem de sistemas e comunicação por internet) é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Matemática e Ciência da Computação e do Departamento de Engenharia Aplicada (Eletrônica-TIC) da Universidade de Antuérpia. Os principais pontos de foco do grupo de pesquisa são: comunicação sem fio de baixa potência, redes e sistemas distribuídos incorporados. Em relação à IoT, o MOSAIC trabalha principalmente no projeto de controle de rede e gerenciamento de algoritmos e protocolos para ambientes de rede sem fio altamente dinâmicos, heterogêneos e restritos.
Saiba mais sobre o MOSAIC.

Inovação pela indústria e para a indústria

Flandres não é apenas um ambiente estimulante que ajuda o crescimento da sua empresa, é também um mercado interessante para seus produtos. A economia de Flandres está repleta de empresas ansiosas para investir em P&D digital, que já estão antevendo as oportunidades da florescente era digital. Alguns dos setores e áreas de aplicação que mais se importam com IoT que Flanders tem a oferecer incluem:

Todos os talentos digitais à mão

Em Flandres, quase todas as universidades e faculdades oferecem vários treinamentos relacionados a IoT, aperfeiçoando inúmeros profissionais altamente treinados. Sem nenhuma surpresa, esses cursos são frequentemente oferecidos como MOOCs (Massive Open Online Courses), co-criados por centros de pesquisa como o imec e o EIT Digital.

Uma visão geral dos cursos disponíveis

Aulas tradicionais

  • Bacharelado em Eletrônica de TI na Odissee, VUB e Thomas More - um currículo de três anos que se concentra no desenvolvimento de mídia interativa, hardware e infraestrutura;
  • Mestrado Científico em Engenharia Elétrica (Tecnologia da Informação e Comunicação) na Universidade de Ghent – com programa educacional de dois anos para engenheiros, o curso é voltado ao desenvolvimento de hardware de última geração para dispositivos inteligentes e a Internet das Coisas;
  • Mestrado em Engenharia de Ciência da Computação na KU Leuven e na Universidade de Ghent – este mestrado de um ano é focado na criação, teste e manutenção de sistemas de software avançados.
  • Pós-graduação em IoT na Universidade de Antuérpia, Universidade de Ghent e Vrije Universiteit Brussel – um programa educacional de um ano para a implementação de soluções abrangentes de IoT.

Aprendizado combinado

Os três cursos a seguir tiveram desenvolvimento conjunto realizado pelo imec, a Universidade de Ghent e a EIT Digital. Eles podem ser realizados on-line ou como parte de um curso de aprendizado combinado, que associa aprendizagem on-line com treinamentos práticos.

Acesso ao financiamento inteligente

  • várias concessões e subsídios governamentais para investimentos em transformação, atividades ecológicas, P&D e crescimento;
  • incentivos fiscais exclusivos para vários tipos de atividades comerciais e investimentos;
  • um conjunto de subsídios ao emprego para, posteriormente, reduzir os custos salariais, bem como vantagens fiscais de remuneração
  • várias opções de financiamento para ajudá-lo a alavancar seus negócios.

Incentivos específicos

Flandres oferece incentivos relevantes para áreas que se dedicam intensamente à pesquisa, como a criptografia, ciência da computação e segurança de dados. Os exemplos incluem:

  • dedução sobre a renda gerada pela inovação – até 85% dos lucros líquidos da empresa derivados da inovação são isentos de impostos;
  • dedução sobre os investimentos em P&D – 13,5% do valor de aquisição/ativo qualificado ou 20,5% do valor depreciado;
  • isenção do pagamento de 80% – da retenção na fonte dos rendimentos pessoais dos pesquisadores em determinados campos científicos.

Incentivos fiscais para empresas estrangeiras com atividades em P&D

Você sabia que…

  • … Um dos inventores da internet é um especialista em TI de Flandres? Junto com Tim Berners-Lee, Robert Cailliau é "pai" fundador da world-wide web.
  • … Flandres teve a honra de sediar a  primeira convenção europeia de IoT? Seu tema foi o desenvolvimento do potencial econômico da Internet das Coisas.
  • … A Pozyx Labs, uma startup sediada em Flandres, ganhou o prêmio Inovação das Coisas de 2016 na conferência mundial sobre IoT realizada em Dublin? O sistema extremamente preciso, desenvolvido pela startup para o posicionamento interno ganhou de outras 34 startups ativas em IoT sediadas em vários países.