You are here

Cidades inteligentes em Flandres

Reunir novas aplicações de TIC e a Internet das Coisas – que conecta objetos físicos entre si e com pessoas por meio da internet – em um sistema de dados seguro para administrar uma cidade: é disso que estamos falando quando nos referimos às cidades inteligentes. Saiba como Flandres prepara o caminho para o desenvolvimento da cidade inteligente.

Componentes básicos para o sucesso da cidade inteligente

Desde as instituições ligadas a conhecimento e pesquisa até as principais empresas do setor: em Flandres, seu negócio encontra toda a especialização em cidades inteligentes necessária alcançar o sucesso. Mas não se limite a acreditar no que dizemos. Descubra os recursos e os pontos fortes da nossa região, relevantes para os seguintes componentes básicos da cidade inteligente:

Pesquisa e desenvolvimento dedicados no imec

O imec, centro de pesquisa estratégica de Flandres voltado para a nanotecnologia e tecnologia digital, está levando a pesquisa relacionada a cidades inteligentes para novos patamares. Quando se trata de implantação de sensores inteligentes, dispositivos conectados e redes de comunicação para coletar dados urbanos e convertê-los em percepções concretas para tornar as cidades mais inteligentes, mais saudáveis e administradas de forma mais eficiente, o imec é a organização com conhecimento especializado para desenvolver, estudar, testar e sintonizar todos os aplicativos de cidades inteligentes em um ambiente que simula condições reais. Saiba mais sobre o imec.

Construindo cidades inteligentes na Europa e em Flandres

Com seu laboratório de vida e a especialização em IoT e cidades inteligentes, o imec desenvolve e apoia projetos importantes, como:

  • SELECT for Cities – uma iniciativa europeia com o objetivo de desenvolver uma plataforma de inovação e tecnologia para ajudar a transformar cidades em um campo de teste em larga escala para experiências em IoT.
  • City of Things (CoT) – um projeto que leva a Internet das Coisas para a cidade de Antuérpia (Flandres) e a transforma em um laboratório vivo de IoT, bem como uma plataforma de dados aberta em tempo real. Como? Com o posicionamento de centenas de sensores inteligentes e gateways sem fio em locais cuidadosamente selecionados, de ruas a edifícios.
  • Capital das Coisas (CAoT) – uma extensão do projeto de CoT. Neste empreendimento, a cidade de Antuérpia, o porto de Antuérpia, a Universidade de Antuérpia e o centro de pesquisas internacional imec colaboram para estabelecer um ecossistema IoT com o objetivo de oferecer soluções inovadoras para e-health, industry 4.0 e economia circular. Os planos de inovação para a educação e o porto da cidade são realmente notáveis. Junto com as universidades em Bruxelas e Ghent, a Universidade de Antuérpia irá organizar um programa interativo sobre temas relacionados à Internet das Coisas que se transformará em um autêntico programa de graduação. O porto de Antuérpia trabalhará em colaboração com a plataforma de dados NxtPort e empresas portuárias privadas no "Porto das Coisas" para se preparar para drásticas as mudanças tecnológicas que devem ocorrer brevemente.

Cidades inteligentes em construção: os veículos monitoram a qualidade do ar

Um exemplo de como o imec está preparando o caminho para aplicações de cidades inteligentes é o seu trabalho para o bpost, que opera a maior frota de veículos de Flandres. Em 2015, o centro de pesquisa equipou os veículos de entrega de correio da empresa com sensores para monitorar a qualidade do ar da cidade com precisão extremamente alta.

Um pioneiro na implementação de cidades inteligentes

Os dados gerados por sensores, chips e redes espalhados pelas cidades podem resultar em algumas aplicações muito interessantes e, mais importante, práticas, que melhoram a vida dos cidadãos e a qualidade dos serviços da cidade. Em Flandres, nesse exato momento, estão sendo implementadas várias iniciativas de cidade inteligente. Saiba como elevar seus esforços para inovação a outro patamar aproveitando as vantagens oferecidas pela especialização em indústrias de Flandres, como:

Cidades inteligentes em construção: impulsionando a logística da cidade com a utilização de dados

Em 2016, o instituto de logística de Flandres (VIL) lançou o Intello City, um projeto colaborativo entre 3 cidades e 6 empresas. O objetivo? Explorar a forma como a Internet das Coisas pode otimizar a organização logística nas cidades da Flandres – desde a otimização dos prazos de entrega, os locais e as devoluções de pacotes até a redução do congestionamento do tráfego e aumento da satisfação do cliente.

Acesso ao financiamento inteligente

Empresas com atividades estabelecidas ou gerenciadas em Flandres podem obter benefícios de:

  • várias concessões e subsídios governamentais para investimentos em transformação, atividades ecológicas, P&D e crescimento;
  • incentivos fiscais exclusivos para vários tipos de atividades comerciais e investimentos;
  • um conjunto de subsídios ao emprego para, posteriormente, reduzir os custos salariais, bem como vantagens fiscais de remuneração
  • várias opções de financiamento para ajudá-lo a alavancar seus negócios.

Incentivos específicos

Flandres oferece incentivos particularmente relevantes para áreas que se dedicam intensamente à pesquisa, como a tecnologia de cidades inteligentes e suas aplicações. Os exemplos incluem:

  • dedução sobre a renda gerada pela inovação – até 85% dos lucros líquidos da empresa derivados da inovação são isentos de impostos;
  • dedução sobre os investimentos em P&D – 13,5% do valor de aquisição/ativo qualificado ou 20,5% do valor depreciado;
  • isenção do pagamento de 80% – da retenção na fonte dos rendimentos pessoais dos pesquisadores em determinados campos científicos;

Incentivos fiscais para empresas estrangeiras com atividades em P&D

Você sabia que…

  • … Ghent, Antuérpia, Mechelen, Kortrijk, Leuven, Ostend, Hasselt e Genk integram a rede de Cidades Flamengas de Energia Inteligente? Esta iniciativa da VITO e da EnergyVille tem o propósito de trocar experiências práticas relacionadas à atividades de energia inteligente, contribuindo para que as cidades parceiras alcancem seus objetivos climáticos.