You are here

Como Flandres impulsiona a inovação em e-commerce e e-fulfilment

Os desafios de e-commerce são múltiplos. Prazos de entrega menores e maiores volumes de pequenas encomendas são apenas a ponta do iceberg. Os e-warehouses são também confrontados com a necessidade de área útil e automação altamente flexíveis, juntamente com picos sazonais extremos na demanda, taxas de retorno maiores, uma crescente demanda de cadeias de fornecimento adaptadas e mais.

Felizmente, Flandres tem a resposta: apoio inovador que atinge todas as facetas da gestão moderna de cadeia de fornecimento. Desse modo, sua empresa pode aproveitar as tendências mais recentes em e-commerce e logística, incluindo:

  • grandes dados;
  • logística omnicanal;
  • veículos aéreos não tripulados (VANTs, em português) e cobots (robôs colaborativos);
  • realidade aumentada;
  • visualização 3D; e
  • soluções de acompanhamento e localização.

Instituto de Logística de Flandres (VIL)

Instituto de Logística de Flandres (VIL) é a força motriz por trás das indústrias de logística e e-fulfilment de Flandres. Esforça-se para reforçar as vantagens competitivas da região por meio de:

  • incentivo de inovação;
  • realização de pesquisa;
  • apoio a empresas e colaboração no desenvolvimento de novos aplicativos.

VIL é também o único ponto de contato para o Agrupamento-Piloto de Logística do governo de Flandres. Este trabalho multidisciplinar entre os atores de pesquisa e da indústria concentra-se em quatro domínios de inovação:

  1. digitalização em logística;
  2. vias de acesso de logística de Flandres;
  3. sustentabilidade;
  4. logística de varejo omnicanal.

Digitalização, robótica e outras tecnologias avançadas em logística

Apesar de os grandes dados e a digitalização já terem se tornado o elemento agregador de marketing, vendas e compras on-line, as empresas eletrônicas estão também considerando as possibilidades de digitalização da estrutura de logística por trás de suas lojas on-line. Flandres é a sede de várias organizações para ajudá-las precisamente nesse sentido.

Parceiros da indústria inovadora

Desde drones e cobots até realidade aumentada, diversos parceiros industriais estão trabalhando em novos desenvolvimentos ou mesmo impulsionando novos desenvolvimentos que podem ser aplicados à cadeia de fornecimento do futuro:

  • IMEC – Centro estratégico de pesquisa de Flandres para fins de inovação digital e nanotecnologia, com sede em Leuven e Ghent, que trabalha em conjunto com o Instituto de Logística de Flandres (VIL). Um dos pontos estratégicos focais do centro IMEC é a logística inteligente, ou seja, o desenvolvimento de inovações que impulsionam o e-commerce e o e-fulfilment.
  • VITO – Um dos quatro centros de pesquisa estratégicos de Flandres, VITO realiza pesquisas tecnológicas multidisciplinares em tecnologia limpa e desenvolvimento sustentável. A organização é também um dos parceiros estratégicos do VIL, o Instituto de Logística de Flandres.
  • EUKA – Centro de competência com sede em Ghent que ajuda a desenvolver tecnologias de drones e treinar pilotos de drones para apoiar a indústria de veículos aéreos não tripulados (VANTs).
  • I-TEX – Este projeto de pesquisa – uma colaboração entre Centexbel (centro de pesquisa têxtil), Arteveldehogeschool (escola superior) e Flandres Inshape – ajuda as empresas têxteis (transações comerciais entre empresas (B2B)) em Flandres a transformar seu modelo de negócio de acordo com a tendência de e-commerce.

Organizações de apoio a e-commerce em Flandres

  • Vlaio – Flandres Innovation & Entrepreneurship oferece consultoria e uma série de subsídios para ajudar as empresas no início de suas atividades, no crescimento e na continuidade da sua empresa, além de apoiar inúmeros projetos em e-commerce.
  • Flandres DC – Abreviação de "Distrito de Criatividade de Flandres", esta organização apoia, promove e conecta empreendedores criativos em Flandres. Flandres DC foca, entre outros setores, a indústria de e-commerce.
  • FeWeb – Abreviação de "Federação das empresas da Web", FeWeb apoia o crescimento do e-business melhorando o clima dos negócios digitais. Também melhora a qualidade dos serviços on-line, estimula o compartilhamento de conhecimento e inspira tanto o setor quanto seus profissionais digitais.
  • BeCommerce – Pelo fato de ser a associação de empresas ativas em vendas on-line e outras formas de e-commerce, BeCommerce destina-se a fortalecer a confiança do setor e do consumidor por meio da promoção, certificação e selo de qualidade BeCommerce.