You are here

Chip com autoaprendizagem: a mais recente inovação do imec (Flandres)

O imec, centro de pesquisa estratégica em meios digitais e nanotecnologia de Flandres divulgou novos avanços na tecnologia de chip. A empresa de pesquisa com sede em Leuven desenvolveu um microchip com auto aprendizagem que não apenas interpreta e reage aos dados que acompanham padrões programados, mas também aprimora tais padrões com base em suas próprias experiências.

Uma novidade em nível mundial

Os pesquisadores no imec conseguiram ensinar ao novo microchip como compor suas próprias músicas. “Para realizar tal façanha, nós primeiro programamos minuetos clássicos no chip”, explica o pesquisador Diederik Verkest. “A partir desses minuetos existentes, o chip aprende como reconhecer padrões e ritmos, utilizando-os para criar novas músicas. O imec é o primeiro a desenvolver uma versão demo desse tipo de chip com autoaprendizagem".

Inteligência artificial na fabricação

Os chips com autoaprendizagem são poderosos e energeticamente eficientes, podendo ser usados em diversas aplicações. Para dar apenas um exemplo, eles podem ser integrados a pequenos sensores para soluções que integrem a Internet das Coisas ou cuidados de saúde digitais. Os sensores cardíacos resultantes, por exemplo, podem localizar instantaneamente alterações anormais na frequência cardíaca e enviar um aviso.

O objetivo principal do imec é integrar inteligência artificial aos microchips, que são extremamente pequenos e utilizam o mínimo de energia possível. Esses fatores devem ser acompanhados de custo baixo — para que os chips possam ser utilizados em qualquer campo de aplicação.

Mais informações

imec
Por
De Tijd newspaper
4 October 2018