Skip to main content

You are here

A Bélgica é a 6ª sociedade mais digital na Europa

Em 2017, a Bélgica alcançou o 6º lugar, com bom desempenho especialmente em termos de conectividade e integração da tecnologia digital. Todos os anos o Digital Economy & Society Index (DESI) classifica os países-membros da União Europeia com base em seu desempenho digital e competitividade.

A pontuação europeia

Os resultados do DESI 2017 indicam que a Europa continua subir em sua escalada digital: ela alcançou uma pontuação geral de 0,52, uma elevação de 3% em relação aos 0,49 do ano passado. A UE está progredimento em todas as dimensões do DESI – conectividade, humana capital, uso da internet, integração da tecnologia digital e serviços públicos digitais. Entretanto, a diferença das economias e sociedades mais digitalizadas para aquelas menos digitalizadas está aumentando. A diferença entre os primeiros e os últimos países listados agora é de 37%, com elevação de 1% em comparação a 2016.

Foco no desempenho da Bélgica

Em 2017, a Bélgica continua a se classificar entre os países-membros com melhor desempenho no que se refere à digitalização. Alcançando uma pontuação geral de 0,61, o país se classifica em 6º lugar entre os 28 países. Em geral, o país alcança pontuações acima da média europeia, melhorando a um ritmo um pouco mais lento do que a UE como um todo.

Com uma pontuação de 0,78, a Bélgica apresenta sólido desempenho em conectividade, alcançando o 3º lugar na UE. Isso se devem, em grande medida, ao seu impressionante 1º lugar no número de assinaturas para banda larga de alta velocidade e seu 2º lugar na cobertura de redes de próxima geração (NGA – next generation access). Além disso, o país ocupa a 5ª posição entre os países da UE no que se refere à integração de tecnologia digital (0,52). Em relação à sua pontuação para uso da internet (0,52), capital humano (0,57) e serviços públicos digitais (0,57), a Bélgica está fora dos top 10, mas bem próximo deles.

Crescente integração da tecnologia digital

A Bélgica está ganhando terreno, especialmente na integração da tecnologia digital. O país realiza o 3º maior volume de negócios para e-commerce e se posiciona em 2º lugar para compartilhamento de informações eletrônicas, com 50% das empresas que utilizam diversas tecnologia nessa área.

As 5 dimensões do DESI

O DESI 2017 resume os dados coletados em 2016 e atribui uma pontuação de 0 a 1, de acordo com cinco dimensões principais:

  • Conectividade: banda larga fixa e móvel, velocidade e preços de internet
  • Capital humano: competências, desenvolvimento e uso da internet
  • Uso da internet: uso do conteúdo, comunicações e transações on-line
  • Integração da tecnologia digital: digitalização dos negócios e e-commerce
  • Serviços públicos digitais: e-Government

Quanto mais alta a pontuação obtida por um país em cada uma dessas dimensões, melhor é o seu desempenho.

Sobre a Bélgica e Flandres

Com o holandês como língua oficial, Flandres (em holandês: Vlaanderen) é a região norte da Bélgica. A capital da Bélgica e de Flandres é Bruxelas.

Mais informações

Digital Economy and Society Index
Por
www.engineeringnet.be
4 October 2018
A Bélgica (Flandres) é a 6ª economia mais digital na Europa

Error

Error message

  • Migration FitInvestCountries could not be constructed.
  • sFTP login failed
The website encountered an unexpected error. Please try again later.