You are here

Imerys (França) duplica capacidade em Willebroek (Flandres)

O grupo francês de mineradoras Imerys recentemente duplicou a sua usina de carbono em Willebroek (Flandres), criando 14 empregos. Mas isso é só o começo dos planos de expansão do grupo Imerys.


O carbono em pó preto é um material indispensável para a produção de vários dispositivos: da bateria de lítio no seu smartphone ou tablet até cabos de alta tensão, plásticos e lubrificantes. De acordo com Olivier Hautin, chefe do departamento de produtos químicos especializados do grupo Imerys, esse mercado ainda apresenta um grande potencial de crescimento.

“Esperamos que o mercado de baterias de lítio cresça 8% por ano”, disse Olivier. “Possivelmente até 22% para o segmento de carros elétricos.” Para aproveitar essa tendência, a Imerys duplicou a capacidade de sua usina de carbono em Willebroek, a menor instalação da empresa na Bélgica (Flandres) depois de Gante e Liège.

Mas ainda há espaço para mais. “Já compramos o terreno para uma terceira fábrica.” No futuro, o grupo Imerys se concentrará nos mercados em crescimento no mundo todo. Mas a produção de carbono continuará em Flandres e nas regiões vizinhas. “É onde está a nossa experiência”, concluiu Olivier. “Mudar-se para outro lugar não seria uma decisão com um bom custo-benefício.”

Por
De Tijd
28 January 2015